
Como já devem ter percebido o pouco tempo que tenho tido disponível não me tem permitido passar por aqui muitas vezes e escrever com a regularidade que gostaria! E essa falta de tempo impediu-me também de escrever este post mais cedo como era minha intenção...
A primeira volta da Superliga já chegou ao fim (aliás até já começou a segunda volta!) com algumas "surpresas" em relação ao que sería previsível no início da temporada.
Vou tentar fazer um pequeno balanço, principalmente em relação ao topo da tabela, procurando uma breve comparação com igual período da época passada.
Diz-se abundantemente que esta época a Superliga está "ao rubro", mais equilibrada, prometendo discussão até ao fim... E de facto, em parte, isso é verdade. O topo da classificação está muito equilibrado, como já não se via há muito tempo!
No entanto, dizer que a classificação está equilibrada não basta... Cumpre tentar perceber porquê.
Será que é o FC Porto que está mais fraco?
Estarão Sporting e Benfica mais fortes?
Estarão os ditos pequenos a elevar o seu nível?
Ou, pelo contrário, estarão os grandes mais fracos e a classificação nivelada por baixo?
Uma breve análise comparativa com a temporada passada pode ajudar a dar algumas respostas.
Vamos então tentar dar uma resposta às perguntas colocadas!
De facto, o FC Porto está mais fraco... Não há grandes dúvidas quanto a isso... Nem seria necessário recorrer aos números da época passada, pois a memória está fresca em relação quer aos resultados quer às exibições da equipa de Mourinho, comparativamente à de Victor Fernandez.
Assim de repente, basta lembrar que em 2003/04 os Dragões fizeram o pleno em casa, contando todos os jogos com vitórias, quando este ano, nos 9 jogos disputados no Dragão contam 4 vitórias, 3 empates e 2(!) derrotas. Só isto servirá para ajudar a explicar a magra marca de 31 pontos ao fim de 17 jogos.
E sem esquecer a qualidade futebolística dos azuis e brancos que este ano está a anos-luz da demonstrada na época passada.
Na verdade, no final da primeira volta da época passada os dragões levavam 45 pontos, uma vantagem de 5 para o Sporting e 9 para o Benfica.
E isto leva-nos para a segunda questão: estarão Sporting e Benfica mais fortes? Pois, ao contrário do que se possa pensar (uma vez que estão com os mesmos pontos do FC Porto), Benfica e Sporting não estão mais fortes este ano!
Uma breve análise dos números ajuda a perceber porquê, os leões contavam a época passada 40 pontos no final da primeira volta enquanto este ano contam apenas 31. Apesar de, na minha opinião o Sporting jogar melhor futebol este ano, continua a denotar demasiadas quebras e não é uma equipa segura, que dê garantias de estabilidade. A comprová-lo os 4 empates e 4 derrotas que já leva na Superliga.
Por sua vez, o Benfica conta também menos 3 pontos que na época passada. Campeão antecipado à 5ª Jornada, o clube da luz mostrou não ter a garra dos campeões nos momentos decisivos (derrota na Luz com o FC Porto e mais recentemente a derrota no Clássico com o Sporting, sem falar nos descalabros europeus). Continuo a não ver no Benfica uma grande equipa, grandes jogadores, bom futebol... O primeiro lugar que partilha com os dois rivais é enganador, e na minha opinião, é o mais fraco dos três grandes.
[Nota: neste momento, apesar de já não entrar nas contas da 1ª volta, o Benfica voltou já a perder em casa com o penúltimo - Beira-Mar - o que demonstra a sua grande irregularidade - isto depois de golear um Boavista em boa forma este ano!]
Cabe agora analisar se estarão os ditos clubes pequenos a elevar o seu nível, justificando os lugares cimeiros que ocupam... Pois, mas na verdade nem isso aconteceu... Os "pequenos" não estão melhor esta época. Uma análise dos 6 primeiros pode ajudar a compreender este facto. O Boavista (5º esta época, 7º na época passada) está, de facto, melhor, no entanto, conta apenas mais 3 pontos do que na época transacta. Braga e Marítimo (actuais 4º e 6º classificados, respectivamente) têm menos pontos do que na época passada (Braga 30 contra 33 e Marítimo 26 contra 28). Logo, não se pode dizer que tenha havido uma melhoria acentuada dos clubes de meio da tabela, relativamente à Superliga de 03/04.
Isto leva-nos à resposta à última questão e conclusão desta análise: os grandes estão mais fracos e temos um nivelamento do campeonato por baixo.
A Superliga não está bem, as equipas não dão espectáculos, os estádios têm pouco público (para o que muito contribui o preço dos bilhetes).
A nível europeu continuamos a não conseguir ser competitivos, as equipas continuam a preferir grarantir um ponto do que arriscar ganhar três, continuamos com um futebol lento, sem ritmo de jogo, com paragens intermináveis, arbitragens fraquinhas, jogos de pouquíssimo interesse, falta de fair play e de uma mentalidade competitiva...
A Superliga vai mal e urge mudar muita coisa para termos finalmente um campeonato ao melhor nível europeu.