sábado, janeiro 29

Regresso e regressos...

É já amanhã que o FC Porto regressa ao seu estádio... Também eu vou regressar à minha cadeira no Dragão da qual já sinto saudades!
Se é verdade que a equipa ainda não se afirmou e convenceu esta época também é verdade que não consigo deixar de ter vontade de ir ao estádio ver os jogos!

E o de amanhã é da queles que à partida vale a pena! O Braga está a jogar bem, está bem classificado e deve favorecer um bom espectáculo!

Por outro lado, nos Dragões regressam Maniche e Nuno Valente aos convocados (boas notícias sem dúvida!) O meio campo sentiu a falta de Maniche, ainda que o médio esteja, este ano, longe do fulgor da época transacta. Por sua vez, Nuno Valente que ainda não se estreou na Siperliga está de volta depois de quase 5 meses de lesão! E que falta o lado esquerdo da defesa portista tem sentido do internacional português!

Para completar as novidades poderemos ter a estreia de Leandro como titular e a primeira aparição de Cláudio "Pitbull" no onze dos Dragões.
De salientar ainda o regresso de Diego depois do castigo que o afastou do jog de Leiria.

As coisas começam a voltar aos eixos no FC Porto, faltando agora apenas que a equipa comprove em campo aquilo que se espera dela.

_________________________________
Filipe Queirós @ 14:08  

Four down... One to go!

A maratona entra na recta final!

Quatro já estão feitos falta um para o merecido descanso!
Penal...
Obrigações...
Fiscal...
Administrativo...

... já só falta Processo Civil...

_________________________________
Filipe Queirós @ 14:00  

domingo, janeiro 23

Balanço da 1ª volta da Superliga!

Como já devem ter percebido o pouco tempo que tenho tido disponível não me tem permitido passar por aqui muitas vezes e escrever com a regularidade que gostaria! E essa falta de tempo impediu-me também de escrever este post mais cedo como era minha intenção...

A primeira volta da Superliga já chegou ao fim (aliás até já começou a segunda volta!) com algumas "surpresas" em relação ao que sería previsível no início da temporada.
Vou tentar fazer um pequeno balanço, principalmente em relação ao topo da tabela, procurando uma breve comparação com igual período da época passada.

Diz-se abundantemente que esta época a Superliga está "ao rubro", mais equilibrada, prometendo discussão até ao fim... E de facto, em parte, isso é verdade. O topo da classificação está muito equilibrado, como já não se via há muito tempo!

No entanto, dizer que a classificação está equilibrada não basta... Cumpre tentar perceber porquê.

  • Será que é o FC Porto que está mais fraco?
  • Estarão Sporting e Benfica mais fortes?
  • Estarão os ditos pequenos a elevar o seu nível?
  • Ou, pelo contrário, estarão os grandes mais fracos e a classificação nivelada por baixo?


Uma breve análise comparativa com a temporada passada pode ajudar a dar algumas respostas.
Vamos então tentar dar uma resposta às perguntas colocadas!

De facto, o FC Porto está mais fraco... Não há grandes dúvidas quanto a isso... Nem seria necessário recorrer aos números da época passada, pois a memória está fresca em relação quer aos resultados quer às exibições da equipa de Mourinho, comparativamente à de Victor Fernandez.
Assim de repente, basta lembrar que em 2003/04 os Dragões fizeram o pleno em casa, contando todos os jogos com vitórias, quando este ano, nos 9 jogos disputados no Dragão contam 4 vitórias, 3 empates e 2(!) derrotas. Só isto servirá para ajudar a explicar a magra marca de 31 pontos ao fim de 17 jogos.
E sem esquecer a qualidade futebolística dos azuis e brancos que este ano está a anos-luz da demonstrada na época passada.
Na verdade, no final da primeira volta da época passada os dragões levavam 45 pontos, uma vantagem de 5 para o Sporting e 9 para o Benfica.

E isto leva-nos para a segunda questão: estarão Sporting e Benfica mais fortes? Pois, ao contrário do que se possa pensar (uma vez que estão com os mesmos pontos do FC Porto), Benfica e Sporting não estão mais fortes este ano!
Uma breve análise dos números ajuda a perceber porquê, os leões contavam a época passada 40 pontos no final da primeira volta enquanto este ano contam apenas 31. Apesar de, na minha opinião o Sporting jogar melhor futebol este ano, continua a denotar demasiadas quebras e não é uma equipa segura, que dê garantias de estabilidade. A comprová-lo os 4 empates e 4 derrotas que já leva na Superliga.
Por sua vez, o Benfica conta também menos 3 pontos que na época passada. Campeão antecipado à 5ª Jornada, o clube da luz mostrou não ter a garra dos campeões nos momentos decisivos (derrota na Luz com o FC Porto e mais recentemente a derrota no Clássico com o Sporting, sem falar nos descalabros europeus). Continuo a não ver no Benfica uma grande equipa, grandes jogadores, bom futebol... O primeiro lugar que partilha com os dois rivais é enganador, e na minha opinião, é o mais fraco dos três grandes.
[Nota: neste momento, apesar de já não entrar nas contas da 1ª volta, o Benfica voltou já a perder em casa com o penúltimo - Beira-Mar - o que demonstra a sua grande irregularidade - isto depois de golear um Boavista em boa forma este ano!]

Cabe agora analisar se estarão os ditos clubes pequenos a elevar o seu nível, justificando os lugares cimeiros que ocupam... Pois, mas na verdade nem isso aconteceu... Os "pequenos" não estão melhor esta época. Uma análise dos 6 primeiros pode ajudar a compreender este facto. O Boavista (5º esta época, 7º na época passada) está, de facto, melhor, no entanto, conta apenas mais 3 pontos do que na época transacta. Braga e Marítimo (actuais 4º e 6º classificados, respectivamente) têm menos pontos do que na época passada (Braga 30 contra 33 e Marítimo 26 contra 28). Logo, não se pode dizer que tenha havido uma melhoria acentuada dos clubes de meio da tabela, relativamente à Superliga de 03/04.

Isto leva-nos à resposta à última questão e conclusão desta análise: os grandes estão mais fracos e temos um nivelamento do campeonato por baixo.
A Superliga não está bem, as equipas não dão espectáculos, os estádios têm pouco público (para o que muito contribui o preço dos bilhetes).

A nível europeu continuamos a não conseguir ser competitivos, as equipas continuam a preferir grarantir um ponto do que arriscar ganhar três, continuamos com um futebol lento, sem ritmo de jogo, com paragens intermináveis, arbitragens fraquinhas, jogos de pouquíssimo interesse, falta de fair play e de uma mentalidade competitiva...

A Superliga vai mal e urge mudar muita coisa para termos finalmente um campeonato ao melhor nível europeu.


_________________________________
Filipe Queirós @ 11:19  

sábado, janeiro 22

Ressaca...

Desta vez não foi só uma semana... foram duas semanas sem passar por aqui para vos dar notícias!

Peço desculpa se alguém, devido ao meu "post" anterior, pensou que, de facto, eu não tinha sobrevivido!!

Mas ainda não foi desta!

Obrigações até correu bem, ao contrário do que se poderia pensar à primeira vista!

Mas o pior veio depois...

Como é que é possível que uma miserável cadeira semestral, que nem sequer é difícil, se transforme num pesadelo para toda a gente (inclusive aquele pessoal que não faz mais nada na vida senão estudar!)?
É simplesmente incrível a incompetência de alguns professores que para se afirmarem transformam a vida dos alunos num inferno... mas enfim...
Ou seja.. Fiscal correu mal... mas no final talvez isso não queira dizer nada!
As notas vão ser dadas a olho e vão... mesmo que tivesse corrido bem não era motivo para estar descansado!

Pode ser que um qualquer milagre aconteça! A Prof. tem "flashes" esquesitos... pode ser que se lembre de passar o pessoal todo!! ... ... ... ou então não!!!!

_________________________________
Filipe Queirós @ 10:45  

domingo, janeiro 9

Mais uma semana, mais uma frequência...

E eis que começa aqui nova campanha contra mais um inimigo a abater...

Não é fácil... Muitos já pereceram aos pés de tão grande desafio...

Com passagem pelo Estádio do Dragão para carregar baterias vai começar mais uma semana de estudo intensivo e não prometo passar por cá muitas vezes a dar notícias...

Mas se tudo correr bem, sábado, após a frequência, volto para contar como foi...

... se sobreviver...

Boa semana!


_________________________________
Filipe Queirós @ 15:02  

"Derby"

Uma brevissíma palavra ao encontro dos clubes da 2ª circular...

Momento do jogo: Expulsão do Alcides!

E dirão vocês... "Ah, e tal e num sei quê páh, e depois páh porque quando o gajo mandou o Alcides pa rua páh, ficou 10 contra 10 páh, e o Trapatonne páh, num pôde meter o Carlinhos páh e ainda pa mais páh, quer-se dezer, o Isport páh meteu golo no minuto a seguir páh..."

Pois... Nada disso...

A chave foi que depois da expulsão do Alcides o Trapattoni teve que meter o Argel a jogar...

... E logo aí o Sporting soube que tinha o jogo ganho!

_________________________________
Filipe Queirós @ 10:35  

sábado, janeiro 8

Força (Uma Página De História)

by Da Weasel, in: "Re-Definições"


Tás a sentir
Uma página de história
Um pedaço da tua glória
Que vai passar breve memória
Tamos no pico do verão mas chove
Por todo o lado
Levo uma de cada
Já tou bem aviado
Cuspo directo no caderno
Rimas saídas do inferno
Que passei à tua pala
Num tempo que pareceu eterno
Tou de cara lavada
Tenho a casa arrumada
Lembrança apagada
Duma vida quase lixada
Passeio na praia
Atacado pelos clones
São tantos iguais
Sem contar com os silicones
Olho para o céu
Mas toda a gente foi de férias
Apetece-me gritar
Até rebentar as artérias

[REFRÃO]
(Respiro fundo)
E lembro-me da força
(Guardo dentro do meu corpo)
Espero que ela ouça

Todo o amor deste mundo
Perdido num segundo
Todo o riso transformado
Num olhar apagado
Toda a fúria de viver
Afastada do meu ser
Até que um dia acordei
E vi que estava a perder
Toda a força que cresceu
Na vida que deus me deu
A vontade de gritar bem alto:
O MEU AMOR MORREU
Todo o mundo há-de ouvir
Todo o mundo há-de sentir
Tenho a força de mil homens
Para o que há de vir
Flashback instantâneo
Prazer momentâneo
Penso e digo até
Que bate duro
No meu crânio
Toda a dor
Toda a raiva
Todo o ciúme
Toda a luta
Toda a mágoa e pesar
Toda a lágrima enxuga
Odiando como posso
Não posso encher a cabeça
Não há dinheiro
Nem vontade
Ou amor que o mereça
Não vou pensar de novo,
Vou-me pôr novo
Neste dia novo
Estreio um coração novo
Visto-me de branco
Bem alegre no meu luto
Saio para a rua
Mais contente que um puto
Acredita que custou
Mas finalmente passou
No final do dia
Foi só isto que restou

[REFRÃO]

Todo o amor deste mundo
Perdido num segundo
Todo o riso transformado
Num olhar apagado
Toda a fúria de viver
Afastada do meu ser
Até que um dia acordei
E vi que estava a perder
Toda a força que cresceu
Na vida que deus me deu
A vontade de gritar bem alto:
O MEU AMOR MORREU
Todo o mundo há-de ouvir
Todo o mundo há-de sentir
Tenho a força de mil homens
Para o que há de vir
Vai haver um outro alguém
Que me ame e trate bem
Vai haver um outro alguém
Que me ouça também
Vai haver um outro alguém
Que faça valer a pena
Vai haver um outro alguém
Que me cante este poema

_________________________________
Filipe Queirós @ 11:42  

"Ocean's Twelve"



De: Steven Soderbergh
Com: George Clooney, Brad Pitt, Matt Damon, Catherine Zeta-Jones, Andy Garcia, Don Cheadle, Bernie Mac, Julia Roberts
Género: Acção, Policial
Classificacao: M/12
Estúdios: Village Roadshow Entertainment, Warner Brothers
EUA, 2004, Cores, 120 min.

Argumento:
Passaram três anos desde que Danny Ocean (George Clooney) e a sua equipa - entre os quais Rusty Ryan (Brad Pitt), Linus (Matt Damon) e Tarr (Don Cheadle) - deram um dos maiores golpes da história, quando assaltaram o cofre do maior casino de Las Vegas, roubando 160 milhões de dólares a Terry Benedict (Andy Garcia).
Depois do dinheiro dividido e de Danny Ocean recuperar a sua mulher Tess (Julia Roberts), que se tinha entretanto envolvido com Benedict, cada um deles tentou levar uma vida às direitas.
Mas Benedict não perdoou e anda atrás dos onze - quer recuperar os seus 160 milhões de volta, com juros! Com Benedict no seu encalço (e, ao que parece, mais alguém) os onze voltam a reunir-se.

in CineCartaz Público.pt

Logo agora que eu não tenho tempo para ir ao cinema...

_________________________________
Filipe Queirós @ 10:40  

Mercado de Inverno

Depois das mexidas já confirmadas nos dois clubes da 2ª circular, que hoje se defrentam, chegou a vez de o FC Porto se render às propostas que vem recebendo e partir também para o reforço do seu Plantel.

Depois da confirmação que Carlos Alberto está de malas feitas para o seu país onde passará a representar o Corinthians, chegou agora a vez do Ninja partir para o Dínamo de Moscovo por cerca de 7 milhões de Euros.
Um jogador que chegou pela mão de Mourinho e se tornou num dos mais cintilantes astros dos Dragões em curtos dois anos, ficando ligado ao período de ouro que os azuis viveram com Mourinho ao leme.
Derlei parte para a Rússia (independentemente das condições financeiras do contrato é, sem dúvida, um passo atrás na sua carreira desportiva... são coisas que continuo a não perceber... como é que se sai do Campeão Europeu para ir jogar na Rússia... mas enfim... isso já é outra história!) deixando ficar o seu nome gravado na História do FC Porto.

Mas como a história não pára, um novo craque está já ao virar da esquina pronto para ingressar nos Dragões. A estrela do River Plate Lucho González, prioridade de Victor Fernandez para o meio campo deverá ser contratada com as verbas encaixadas pelas duas transferências realizadas.

Assim temos:


OUT:

e

IN:

_________________________________
Filipe Queirós @ 09:48  

sexta-feira, janeiro 7

Uff... One down... Four to go...

Pois é, como tinha avisado Janeiro é igual a frequências...
Continuando o raciocínio, frequências é igual a estudo o que é também igual a pouco tempo livre e consequentemente a poucas passagens por aqui!!

Mas entretanto depois de uma semana de Direito Penal, a frequência está feita e é tempo de descansar!
Período de descanso que não será muito, visto que a frequência de Obrigações já está aí a chegar e vou ter de apontar baterias para mais um cadeirão...

A ver vamos...

Um já está... Faltam quatro exames, quatro semanas...

Vou tentar sobreviver!!

_________________________________
Filipe Queirós @ 18:55